Prevenir é melhor do que remediar, já dizia o velho ditado. Pelo fato de menosprezarmos o perigo que nos ronda no dia-a-dia, podemos por momentos de dor, desconforto e desespero. Quando queimados, resta-nos contar com a boa memória e colocar em prática os primeiros socorros que veremos logo adiante. Saiba como evitar ou amenizar o desconforto de quem, por descuido, brinca com o fogo.
O termo queimadura se refere ao resultado da ação direta ou indireta do calor sobre o organismo. No Brasil, ocorrem cerca de um milhão de casos de queimaduras por ano e as queimaduras constituem numa importante causa de mortalidade, principalmente devido às infecções dela decorrentes. As causas mais comuns de queimadura são a chama do fogo, o contato com a água fervente ou outros líquidos quentes e o contato com objetos aquecidos. As queimaduras provocadas por corrente elétrica e por agentes cáusticos (queimadura química) são causas menos comuns.
As queimaduras em crianças geralmente ocorrem em casa, por derramamento de líquidos quentes sobre o corpo (água fervente na cozinha, água quente no banho, óleo de cozinha quente,etc.). A maior causa de queimaduras em adolescentes, e a segunda maior em crianças, decorre da chama do fogo, pela manipulação do álcool etílico líquido.
Os adultos se queimam mais freqüentemente com a chama do fogo e, principalmente, no ambiente profissional. As queimaduras por contato com objetos quentes são mais comuns nos idosos e pessoas alcoolizadas, ou sob efeito de drogas ilícitas.
Sempre resfrie o local com bastante água corrente e procure atendimento médico depois. Somente o médico pode indicar o tratamento adequado.
O que NÃO se deve fazer
• Nunca passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha... apenas água fria é permitido. Gelo também não pode, pois também pode queimar.
• Nunca furar as bolhas
• Nunca retirar a pele morta
• Nunca arrancar a roupa grudada na área queimada
• Nunca apertar o ferimento.
O que se deve fazer
- Sempre use água corrente ou soro fisiológico em abundância;
Se a roupa estiver a arder, envolver a vitima numa toalha molhada ou, na sua falta, fazê-la rolar pelo chão ou envolvê-la num cobertor (cuidado com os tecidos sintéticos);- Se a vitima se queimou com água ou outro líquido a ferver, despi-la imediatamente;
- Dar água a beber frequentemente;
- Arrefecer a região queimada com soro fisiológico ou, na sua falta, com água fria corrente, até a dor acalmar;
- Transportar a vítima para o Hospital;
- Queimadura por choque elétrico, chamar o serviço de emergência
*Matéria publicada no site Pelotas de Portas Abertas no dia 14 de março de 2012.
** Imagens: Google Imagens