quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Hemopel intensifica campanha para recrutar doadores no período do Carnaval

Cauê Primo


Os estoques de sangue no Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) estão baixos e a direção teme por desabastecimento durante o período de Carnaval. Por isso, foi intensificada a campanha para recrutar doadores voluntários.


O fluxo de doações no mês de fevereiro é baixo devido às férias. Por outro lado, esta é uma das épocas de maior demanda devido ao Carnaval, com o aumento dos pedidos de bolsas de sangue nas emergências dos hospitais e no Pronto-Socorro Municipal (PS).


De acordo com a enfermeira do Hemopel, Therena Camacho, as festas de final de ano, o verão, as férias e o Carnaval são períodos de estado de alerta em relação aos estoques.

- O ideal seriam 50 doações por dia, mas a média nesta época é de apenas vinte bolsas de sangue - disse ela, que procura conscientizar a população sobre a importância do hábito da doação.


O procedimento não dói, segue os padrões internacionais de segurança e é rápido. O material utilizado é todo descartável e o doador tem o sangue reposto naturalmente em questão de horas.


Uma das doadoras de sangue na manhã desta quarta-feira (10) era a comerciária Luciana Ilha, de 30 anos, que se surpreendeu positivamente com o serviço do Hemopel.

- É a primeira vez que venho e achei tudo muito rápido. Desde o cadastramento até a doação não demorei meia hora - contou Luciana.


Serviço:

Homens e mulheres podem doar a cada dois e três meses respectivamente, sem febre ou resfriados, não podem ter hepatite ou AIDS ou ter feito tatuagem nos últimos doze meses. Ao contrário de quem faz exame de sangue, que requer jejum, o doador deve se apresentar no hemocentro bem alimentado antes da coleta.

O Hemopel atende de segunda à sexta-feira das 8h às 21h e fica na Avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao ginásio do Colégio Municipal Pelotense.


Durante os dias de Carnaval o atendimento será diferenciado

Segunda-feira, dia 15 de fevereiro, das 8h às 18h
Terça-feira, dia 16 de fevereiro não haverá atendimento
Quarta-feira, dia 17 de fevereiro, das 13h às 21h


O horário de atendimento prolongado, até as 21h, deve ser mantido até o mês de março, mas a direção do hemocentro ainda não confirma a data de encerramento desse regime de trabalho. Contato pelos telefones (53) 3225-7262 e 3222-3002.


* Matéria publicada no site http://www.pelotasmais.com.br, no dia 11/fev/2010.
** Fotos Cauê Primo.