Cauê Primo..
O principal objetivo do horário de verão, também adotado em outros países do mundo, é a economia de energia. Isto acontece porque, durante o verão, os dias são mais longos. Assim, adiantando os relógios, nós podemos aproveitar melhor a luz solar durante a noite, deixando de gastar energia.
Até 2003, o horário de verão abrangia a maior parte dos estados brasileiros. No entanto, como as regiões Norte e Nordeste do país estão muito próximas à Linha do Equador, nestes locais a duração do dia não muda durante o verão. Por isto, a mudança no horário não causaria economia de energia.
Devemos ATRASAR o relógio em 1h no dia 17 de fevereiro.
Em 08 de setembro de 2008 foi publicado, pela Casa Civil da Presidência da República, o decreto N° 6558 que definiu regras para as datas de início e término do horário de verão no Brasil. A partir da publicação deste decreto, passou a ser possível saber, antecipadamente, quais serão as datas de início e término do horário de verão, informação essa que era definida e publicada anualmente.
O decreto presidencial fala que todo o terceiro domingo dos meses de outubro inicia e o terceiro domingo de fevereiro subsequente termina, salvo se coincidir com o Carnaval, passando-se para o final de semana seguinte.
A mudança é válida no Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Imagens: Google Imagens